Grupo Humaniza SUS do HAOC lança projeto Biblioteca Saudável

Já está em funcionamento a Biblioteca Saudável, projeto desenvolvido pela equipe do Humaniza SUS do Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC). O objetivo geral é oferecer aos pacientes internados uma opção de entretenimento e conhecimento enquanto aguardam alta médica, tendo assim uma distração para o período ao qual é necessário permanecer na unidade hospitalar para recuperação de sua saúde.

Até o momento a biblioteca conta com aproximadamente 300 livros, todos fruto de doação realizada através de uma campanha interna, que contou com a participação dos funcionários, colaboradores e amigos do hospital. São livros novos ou usados e em bom estado de conservação.

Para primar pela saúde dos pacientes, esta biblioteca vai funcionar de maneira um pouco diferente, pois ao invés de ter retirada e devolução, os livros serão doados aos pacientes, evitando assim possíveis problemas de contaminação. Por este motivo a biblioteca fica permanentemente aberta a receber novas doações para serem repassadas aos pacientes.

O serviço conta com o apoio do departamento de hotelaria e camareiras, que apresentam aos pacientes os títulos disponíveis e, após a escolha, retiram o livro da biblioteca e levam até os pacientes.

A organização e manutenção da Biblioteca Saudável fica a cargo da equipe de humanização, formado por funcionários do hospital e que voluntariamente acompanham as diversas ações realizadas internamente em prol dos pacientes e também de toda equipe hospitalar. 

A equipe de humanização do HAOC segue as diretrizes da Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. Entre os propósitos estão:

- Contagiar trabalhadores, gestores e usuários do SUS com os princípios e as diretrizes da humanização;

- Fortalecer iniciativas de humanização existentes;

- Desenvolver tecnologias relacionais e de compartilhamento das práticas de gestão e de atenção;

- Aprimorar, ofertar e divulgar estratégias e metodologias de apoio a mudanças sustentáveis dos modelos de atenção e de gestão;

- Implementar processos de acompanhamento e avaliação, ressaltando saberes gerados no SUS e experiências coletivas bem-sucedidas.


Galeria de Imagens:

Corpo Clínico



Haoc Saúde © 2024 Todos os direitos reservados | Política de privacidade