HAOC participa de simulado de acidente aéreo

Aconteceu na última quinta-feira, dia 28 de setembro, um Exercício Simulado de Emergência Aeronáutica, que visa o treinamento na preparação dos serviços que executam as atividades de vítimas nestas situações. Neste ano, a coordenação do SAMU 192 Campinas realizou o simulado no Aeroporto Internacional de Viracopos e incluiu o atendimento hospitalar. Desta forma as equipes de trabalho treinam um simulado de Plano de Desastre, que tem como finalidade deslocar os pacientes da área de atendimento de urgência para local e liberar o espaço para o recebimento das possíveis vítimas, além de adotar outras ações para facilitar esses recebimentos.

O Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC), localizado a 16 quilômetros do aeroporto, é um dos quatro hospitais que participou do simulado, e assim garantir o atendimento sistematizado, rápido, seguro e eficaz às múltiplas vítimas em situações de desastres ou catástrofes, priorizando os mais graves.  

Durante o simulado duas vítimas – interpretadas por voluntários – foram encaminhadas ao HAOC. O protocolo obedece um fluxo de atendimento, acionado pelo enfermeiro da sala de emergência e liderado pelo médico emergencista de plantão. e engloba equipes de enfermagem, recepção, banco de sangue, serviço de radiografia, tomografia, laboratório, centro cirúrgico, sala de medicação, farmácia, manutenção, clínica médica, clínica cirúrgica, ortopedia, anestesia, pediatria, ginecologia/obstetrícia, neurologia, cirurgia vascular, cirurgia torácica, cirurgia pediatria, entre outros serviços.


Galeria de Imagens:

Corpo Clínico



Haoc Saúde © 2024 Todos os direitos reservados | Política de privacidade