HAOC promove palestra sobre dengue

Aconteceu na última quarta-feira, dia 16 de março, uma palestra aos funcionários do Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC) sobre a dengue, que também abrangeu questões relacionadas aos vírus chikunguya e zika. Ministrada pelas médicas Heloisa Carla Salatino e Cilmara Polido, foram reforçadas as informações sobre evitar a proliferação do mosquito.

As palestrantes explicaram que o ciclo de transmissão começa com uma pessoa que está com o vírus da dengue no sangue. Quando o mosquito pica esta pessoa para sugar seu sangue, ele também fica contaminado com o vírus da dengue. Esse mosquito irá picar outra pessoa, que está sadia, deixando o vírus na corrente sanguínea desta pessoa., que também fica doente, e assim a transmissão continua.

Depois que a pessoa foi picada, ela não fica doente logo em seguida, pois existe um período de incubação de 3 a 15 dias. Só depois é que começa a sentir: febre; dor de cabeça; dor atrás dos olhos; dor no corpo; prostração, fraqueza; manchas vermelhas na pele; dor na barriga; vômito e sonolência. No caso do zika vírus, o sintoma diferencial é uma espécie de conjuntivite, enquanto no chikungunya as dores nas articulações são mais presentes.

“A pessoa que contrai a doença deve procurar o serviço de saúde e nunca fazer o uso de medicamentos à base de ácido Acetil Salicílico, como Aspirina, AAS, Melhoral, entre outros. É recomendando ingerir líquidos em abundância e ficar em repouso”, orientam as médicas.

Após a palestra foram feitas perguntas a respeito das doenças, servido um lanche da tarde e sorteio de prêmio aos funcionários. 


Galeria de Imagens:

Corpo Clínico



Haoc Saúde © 2024 Todos os direitos reservados | Política de privacidade