HAOC realiza palestra sobre H1N1

No dia 20 de abril os funcionários do Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC) puderam conferir uma palestra sobre a gripe Influenza A, mais conhecida como H1N1. Ministrada pela enfermeira do Centro de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Silene Carvalini, foram abordados os principais aspectos da doença.

A gripe é uma infecção respiratória causada pelo vírus influenza. Ela ocorre com maior frequência no final do outono, inverno e início da primavera. É uma doença altamente contagiosa, ou seja, de fácil transmissão de uma pessoa para outra. Quando uma pessoa gripada espirra, tosse ou fala, gotículas com o vírus ficam dispersas no ar por tempo suficiente para serem inaladas por outra pessoa.

A transmissão ocorre quando se inala secreções do doente, espirrar ou tossir, quando há contato com superfícies infectadas, como mesas, maçanetas ou talheres.

Silene lembra que a melhor forma de proteção é a prevenção: lavar frequentemente as mãos com bastante água e sabão ou o uso do álcool em gel; evitar aglomerações e contato com pessoas doentes; não levar as mãos aos olhos, boca e nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo; não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal; suspender, na medida do possível, viagens a locais onde haja casos da doença; utilizar lenço de papel descartável e jogar após o uso no lixo; procurar assistência médica se surgirem sintomas que possam ser confundidos com os da infecção do vírus Influenza tipo A.

Sobre a vacina, a enfermeira explicou que no dia 30 de abril a rede pública irá aplicar a Trivalente, que protege contra as gripes A (H1N1), A (H3N2) e um tipo da B. A vacina deve ser tomada todo ano, porque normalmente as cepas do vírus mudam.

Os grupos prioritários a serem vacinados são as crianças de seis meses a cinco anos; gestantes em qualquer período de gestação; mulheres no período de até 45 dias após o parto; pessoas com 60 anos ou mais de idade; trabalhadores dos serviços públicos e privados; pessoas portadoras de doenças crônicas como diabéticos, cardiopatas, pessoas com asma ou bronquite, pessoas com câncer ou pressão alta.

O HAOC fornece aos pacientes com sintomas de gripe uma máscara para ser usada durante a rotina de consultas, exames e medicação, e também disponibiliza dispenser com álcool em gel.

A enfermeira apresentou uma relação de sintomas que uma gripe comum de uma gripe H1N1 e as diferenças entre eles. (confira abaixo).


Galeria de Imagens:

Corpo Clínico



Haoc Saúde © 2024 Todos os direitos reservados | Política de privacidade