HAOC recebe visita técnica de alunos da FIEC

Alunos da 1ª turma do curso de Cozinha da Fundação Indaiatuba de Educação e Cultura (Fiec) visitaram as instalações da cozinha e refeitório do Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC) na última semana. O objetivo é trazer aos estudantes conhecimento sobre os cuidados diferenciados que um hospital tem com a higienização e procedimentos de cozinha.

A nutricionista do HAOC, Valeria R. Merízio Cinquarolli, apresentou aos alunos todo o fluxo que o alimento passa. “Cozinha não é só qualidade higiênica e sensorial (sabores), mas também nutricional e administrativa”, ressalta a nutricionista, que aponta questões como controle do estoque e qualidade dos alimentos.

Os alunos conheceram as instalações físicas que, além de se adequarem a todos os padrões técnicos estruturais (inox, azulejos, pisos, equipamentos, filtro central, aquecimento solar etc.), é composta por diversos ambientes visando separar todas as atividades/procedimentos, que englobam desde o recebimento, armazenamento, pré-preparo e distribuição, até à higienização com um layout linear, que evita cruzamentos.

O local é equipado com copa para preparo de lanches e desjejum, espaço para montagem de bandejas, distribuição de refeição a funcionários, preparo de alimentos, área de serviço, depósito de material de limpeza, sala da administração, pré-preparo de hortifruti e de carnes, armazenamento refrigerado, de congelados, e de semi-perecíveis, despensa diária, recepção e inspeção de mantimentos, higienização de utensílios, banheiros e vestiários para funcionários e de um lactário totalmente adequado, com área de armazenamento, higienização, preparo e distribuição de mamadeiras, preparo de fórmulas de mamadeiras, estocagem e distribuição e antecâmara de para amamentação.

No local são preparadas as refeições oferecidas aos pacientes internados, que recebem cinco refeições diárias (desjejum, almoço, merenda, jantar e ceia). Hoje são atendidos cerca de 120 pacientes em cada uma. Também são preparadas mamadeiras em oito horário diários.

O cardápio de pacientes é diferenciado, com enfoque em auxiliar na saúde e recuperação. Apresenta mais verduras, frutas e legumes. Há diferenciações também de acordo com as dietas que requerem alterações de composição e/ou consistência.

Para os funcionários, o cardápio contempla as determinações do PAT (programa de alimentação do trabalhador) e é composto por alimentos de todos os grupos alimentares (energéticos, construtores e reguladores).


Galeria de Imagens:

Corpo Clínico



Haoc Saúde © 2024 Todos os direitos reservados | Política de privacidade