Movimento Abril Verde

O dia 28 de abril é o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, e a data motivou um trabalho de divulgação interna organizado pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) do Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC).

A data não foi criada para comemorar e sim para refletir e pensar em ações que podem ser feitas no cotidiano para que um acidente não aconteça ou não se repita.

O Movimento Abril Verde nasce com a proposta de relembrar um marco triste da história. Em 1969 uma terrível explosão aconteceu em uma mina nos Estados Unidos, provocando a morte de 78 trabalhadores.

São três vidas perdidas por minuto em acidentes de trabalho pelo mundo e cinco mil por dia. A cada ano, acidentes não fatais totalizam 317 milhões, o que equivale a mais de 2.800 Maracanãs lotados ou 24 cidades de São Paulo. No Brasil são 4 mil mortes de ano.

Mas o trabalho não envolve apenas o risco de acidentes como também de doenças. No mundo são 160 milhões de pessoas que sobrem com doenças profissionais e 2,02 milhões de pessoas que morrem a cada ano em decorrência de enfermidades relacionadas ao trabalho.

Vale ressaltar que o Abril Verde, como o próprio nome traduz, é um movimento, uma ação, não uma campanha, ou seja, cada cidadão, entidade ou empresa pode utilizar o laço do “ABRIL VERDE” em suas ações de conscientização tanto no mês de ABRIL como em outros meses do ano.

A segurança é a melhor amiga de todos e todos têm alguém esperando no final da sua jornada de trabalho, são e salvos.

O Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho foi instituído no Brasil pela Lei Nº 11.121/2005.

Fonte: Fundacentro


Galeria de Imagens:

Corpo Clínico



Haoc Saúde © 2024 Todos os direitos reservados | Política de privacidade