Novembro Azul

No dia 16 de novembro ocorreu no auditório do Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC) uma palestra sobre o câncer de próstata, em virtude das ações relacionadas ao Novembro Azul. O médico convidado para palestrar sobre o assunto foi o urologista e diretor técnico do HAOC, Dr. José Carlos Ribeiro da Motta Filho.

Conforme o médico explica, cerca de 75% das causas de morbimortalidade dos homens são: causas externas, doenças do coração, tumores malignos, distúrbios gastrointestinais e respiratórios. Porém, uma característica é que poucos homens procuram atendimento médico para consultas e exames preventivos. Em 2007, por exemplo, foram 16 milhões de consultas ao ginecologista. Em contrapartida, naquela ano, foram 2 milhões de consultas ao urologista.

Apesar da incidência alta – 1 em cada 6 homens terá câncer de próstata – as estatísticas apontam que 1 em 34 irá morrer por causa da doença. Os exames preventivos, com a análise sanguínea e o exame de toque, são recomendados a partir dos 45 anos. Entre os sintomas estão a vontade freqüente de urinar, retenção urinária, dores ósseas e insuficiência renal.

Após a palestra o departamento de Recursos Humanos promoveu um sorteio de prêmio e foi servido um lanche da tarde.


Galeria de Imagens:

Corpo Clínico



Haoc Saúde © 2024 Todos os direitos reservados | Política de privacidade