Palavra do Residente

Hospital Augusto de Oliveira Camargo
Indaiatuba 2020. Clínica Médica.

Sou R2 de Clínica Médica no Hospital Augusto de Oliveira Camargo - HAOC em Indaiatuba.

O Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC), localizada no centro da cidade de indaituba-SP, tem fácil acesso para entrada e saída de cidade. O município é atravessado pela SP-75, próxima à Campinas e de grandes centros acadêmicos, bem como do aeroporto internacional de Viracopos.
Indaiatuba possui 252 mil habitantes, IDH de 0,788, sendo eleita por vários anos consecutivos como a melhor cidade para se viver da Região Metropolitana de Campinas.

O Haoc é um hospital de nível secundário, de ensino, vinculado a faculdade de Medicina Unimax. Possui 228 leitos em enfermarias, UTIs, sala de emergência equipada com 5 leitos intensivos, serviço de hemodinâmica, laboratório 24 horas, agência transfusional, centro de nefrologia / hemodiálise, USG, Ecocardiograma, tomografia de 32 canais, RNM de 1.5 Tesla.
O RH médico conta com: equipe de especialistas de em plantão de disponibilidade de 24 horas com suporte de Endoscopia, colonoscopia, broncoscopia, cirurgia vascular, neurocirurgia, urologia e psiquiatria, bem como equipes presenciais nas 24 horas de ortopedia, CC, obstetrícia, nefrologia, pediatria, medicina de emergência, anestesia.

Nossa residência tem 7 vagas para o serviço de clínica médica, dentre outras residências como CC, emergência, pediatria, GO, Psiquiatria.

O clima da residência é de amizade entre os residentes e entre os preceptores/médicos plantonistas, temos a oportunidade de dar plantão pelo hospital (fora do horário da residência), e nossa coordenadora cumpre a carga horária mínima exigida pelo MEC de 60 horas semanais rigorosamente.
Nosso sistema de plantões noturno é novo e varia de cada estágio, sendo no máximo 2 por semana com direito a pós plantão de 12 horas.  No R2 não fazemos plantões de final de semana, e temos uma escala criada de forma a não prejudicar nossos estudos. 

No R1:
Passamos na sala vermelha onde todos os procedimentos são feitos pelo residente, sempre sob supervisão de um preceptor. Rodamos também na terapia intensiva, sendo também a condução dos pacientes críticos assistida sempre por preceptores.  Nossa sala vermelha é referência para mais de 200.000 habitantes e cidades ao redor.

Além da emergência e UTI, passamos nas enfermarias de clínica médica, ambulatório de clínica médica e atenção básica. Nossa rede de saúde é excelente, prontuários eletrônicos, conseguimos seguir nossos pacientes inclusive em regime domiciliar e o sistema de saúde é modelo para várias cidades (por exemplo temos hidroginástica e academia para pacientes fomentadas pela prefeitura com ótimo fluxo de funcionamento)

Nosso staff é muito experiente e dedicado, todos são formados em grandes escolas (USP, Unicamp, Santa Casa SP). Nossa coordenadora geral da residência médica é da FMUSP, nossos chefes de UTI UNICAMP, Santa Casa SP, entre outros.

Ao final do R1 temos computados todos os procedimentos médicos realizados nas enfermarias, emergências, UTIs. Nosso staff analisa os dados e nos ajuda a fortalecer as deficiências e dificuldades.
Saímos com “mão” para conduzir  UTI e sala vermelha tranquilamente, realizamos drenagem de tórax na sala vermelha marca-passo (vários rsrs), acesso central, IOT, coleta de líquor, etc. 

Durante os meses de enfermaria seguimos pacientes das mais diversas especialidades clínicas com inúmeros casos de doenças incomuns e diversos níveis de complexidade  Temos preceptores de enfermaria que são realmente internistas, o que pessoalmente acho muito importante pois resgata a clínica médica pura, o diagnóstico diferencial.

No R2:
O foco do R2 é ambulatorial e especialidades. Com o final de semana livre para focar nos estudos e demais atividades. Rodamos na UTI,  serviço de nefrologia, ambulatórios de cardiologia / nefro / hemato / endocrino / pneumo / gastro. Rodamos também na enfermaria dando suporte aos R1s dos casos mais graves e principalmente os paciente que estão sendo acompanhados pela nefrologia, e também realizando avaliações para internação no PS. Outro estágio é no PS onde o R2 é capacitado para identificar os casos graves e potencialmente graves que necessitam de conduta imediata, focando principalmente em AVC, IAM, Sepse, TEP dentre outras situações de urgência e emergência. 

Principais pontos positivos:
* Carga horária respeitada de 60 horas semanais.
* Clima de amizade entre residentes, o R2 é fundamental no aprendizado do R1.
* Alto número de procedimentos.
* Preceptores sempre a disposição dos residentes
* Disponibilidade para realização de plantões no hospital

Principais pontos negativos:
* O hospital ainda não tem internos, Faculdade na cidade é recente
* Número de aulas, discussões de casos em grupo, nem sempre acabam sendo o foco dos preceptores.


Galeria de Imagens:

Corpo Clínico



Haoc Saúde © 2024 Todos os direitos reservados | Política de privacidade