Projeto “Leiturinhas no Hospital” é implantando no HAOC

Nesta quinta-feira (26), foi inaugurada no Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC) uma unidade do projeto Leiturinhas no Hospital. O novo espaço lúdico de leitura é composto por acervo de 850 novos livros, entre romances, quadrinhos, contos e títulos infantojuvenis de grandes editoras brasileiras, e 60 jogos e brinquedos educativos. O Leiturinhas é uma realização da CEC Brasil com patrocínio da CPFL Energia, por meio do apoio Instituto CPFL, via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução.

 

Além da doação de livros e ambientação do espaço, o Leiturinhas no Hospital conta com capacitações em formato online para funcionários do hospital e voluntários sobre a mediação de leituras em hospitais e utilização do espaço (3 horas), contação de histórias e alfabetização (30 horas).

“Eu, particularmente, fiquei muito feliz com o projeto.Gosto de estudar sobre cognição e aprendizado, e é importante para a criança passar pelas fases da imaginação, da abstração, de ler, de brincar”, destaca o diretor administrativo do HAOC, Marco Antonio Barroca, que também é médico pediatra..

O Secretário da Educação de Indaiatuba, Edivilson Cardoso Rafaeta, que participu da cerimônia de inauguração representando o prefeito Nilson Gaspar, também destacou a importância da leitura. “Estamos falando de um local (hospital) onde as pessoas ou estão trabalhando devido a doença ou se tratando em virtude de alguma doença. E quando uma ação como esta, com objetivo de humanizar o espaço, levar acalento e carinho para as pessoas, é de fato algo extraordinário, principalmente para mim, que represento a educação, e sei o quanto a leitura é importante. As pessoas vão poder mergulhar no infinito que a leitura nos traz, essa janela para o mundo”.

 

Para Kaline Vânia, diretora da CEC Brasil, “humanizar os hospitais públicos é uma proposta importante para melhoria da qualidade de pacientes de longa duração. No caso de crianças, a criação de estratégias como forma de atenuar o processo de hospitalização decorrente do estresse e ansiedade devido à doença, além do sofrimento físico, procedimentos médicos e rotina hospitalar desgastante, torna-se de fundamental relevância”.

 

“Por meio da nossa frente social CPFL nos Hospitais, vamos apoiar a instalação de um novo espaço de acolhimento para os pacientes atendidos no Hospital Augusto de Oliveira Camargo, em Indaiatuba. Contribuir com o bem-estar das pessoas de nossas comunidades, através de iniciativas que apoiam a humanização no ambiente hospitalar, é um valor que cultivamos e que nos enche de orgulho por colaborar com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Organização das Nações Unidas – ONU”, comenta a head do Instituto CPFL, Daniela Ortolani Pagotto.

LEITURINHAS NO HOSPITAL - O projeto Leiturinhas no Hospital nasceu com a missão de humanizar as relações no ambiente hospitalar, promovendo a leitura e o bem-estar dos pacientes de hospitais públicos, por meio do acesso a um espaço de entretenimento, conhecimento e claro, diversão. O projeto pretende, por meio da ludicidade e dos livros, gerar conforto e segurança assistencial aos pacientes e seus acompanhantes, funcionando como espaço integrativo e saudável que estimula a criatividade e o conhecimento.

 

Sobre a CEC Brasil - A CEC Brasil é uma empresa que atua na área de produção cultural, visando o impacto social. Com pilares como educação, saúde e diversidade, a CEC Brasil tem como desafio construir projetos inovadores e desenvolver tecnologia capaz de transformar cenários de comunidades no Brasil e América do Sul. Sua atuação está concentrada em projetos de cultura e saúde, com a publicação de livros que valorizem profissionais da saúde, e criação de espaços e estruturas inovadoras com foco em leitura e formação de novos leitores no Brasil e América do Sul. Conheça mais: https://cecbrasil.com.br/.

 

Sobre o Instituto CPFL - O Instituto CPFL (ICPFL), que completa 20 anos em 2023, é a plataforma de investimento social privado do Grupo CPFL Energia. É responsável por coordenar as iniciativas de protagonismo social da companhia junto às comunidades onde as empresas do grupo atuam. Os investimentos realizados pelo Instituto CPFL em 2023 somam R$ 29,3 milhões e, nesta temporada, serão apoiados projetos de impacto social em cerca de 180 cidades de 7 estados brasileiros através das frentes CPFL nos Hospitais, CPFL Jovem Geração, CPFL Intercâmbio Brasil-China, Circuito CPFL, Café Filosófico CPFL. Saiba mais em: www.institutocpfl.org.br.


 

 


Galeria de Imagens:

Corpo Clínico



Haoc Saúde © 2024 Todos os direitos reservados | Política de privacidade