Saúde do Homem

O Dia do Homem é celebrado no Brasil em 15 de julho. A data foi instituída para tratar de assuntos relacionados aos problemas que possam atingir o sexo masculino e este foi o tema da palestra mensal que o Departamento de Recursos Humanos do Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC) realizou no dia 22 de julho.

Ministrada pelo Diretor Técnico e médico urologista José Carlos Ribeiro da Motta Filho, funcionários e funcionárias do HAOC conheceram um pouco mais sobre as principais causas de morte dos homens: as causas externas tais como acidentes de trânsito e violência; problemas cardíacos e doenças coronárias. Entre os tumores, o câncer de próstata é mais freqüente, porém o câncer de pulmão é mais fatal entre os homens.

Dr. Motta chamou a atenção para alguns números, como em 2007, quando foram registradas no Brasil 16 milhões de consultas em ginecologistas, enquanto os consultórios de urologia contaram com 2 milhões de consultas naquele ano.

Outra questão abordada foi o consumo de álcool e de cigarro. “Para cada mulher internada em 2006, por distúrbios mentais em decorrência do álcool, havia 10 homens. Ou seja, o homem consome muito mais bebida alcoólica e apresenta mais problemas do aparelho digestivo – estômago, intestino e fígado. Entre os problemas respiratórios mais freqüentes estão câncer de pulmão, de laringe, asma, tudo relacionado ao cigarro”, avalia.

O câncer de próstata é o segundo mais comum no homem. Em primeiro lugar vem o câncer de pele. “É um tumor da 3ª idade, pois ¾ atinge homens acima dos 60 anos de idade. Geralmente a pessoa não apresenta sintomas. O diagnóstico acontece com os exames de PSA e de toque. Quando o câncer fica mais intenso a pessoa precisa levantar mais vezes a noite para ir ao banheiro, ter mais dificuldade para urinar”, explica. O tratamento pode ocorrer de forma cirúrgica ou através de radioterapia.

Após a palestra a equipe de enfermagem realizou exames de glicemia e aferição de pressão arterial entre os participantes. Também foi servido um café da tarde e distribuída lembracinhas pela data.


Galeria de Imagens:

Corpo Clínico



Haoc Saúde © 2024 Todos os direitos reservados | Política de privacidade